Domingo, 14 de Fevereiro de 2010

Alcanena é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região Médio Tejo, com cerca de 4.300 habitantes. Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.
É sede de um município com 127,33 km² de área e 14.700 habitantes (2006), subdividido em 10 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Ourém, a este por Torres Novas, a sul e sudoeste por Santarém e a noroeste por Porto de Mós. O município foi criado em 1914 por desanexação de freguesias de Santarém e Torres Novas.
Pertencendo ao distrito de Santarém, o concelho de Alcanena, formado por dez freguesias, localiza-se na zona de transição entre o Maciço Calcário Estremenho e a Bacia Terciária do Tejo, caracterizada por solos férteis e significativos recursos hídricos. A variedade paisagística da região assenta em duas vertentes distintas: a Serra (a norte) caracterizada pelas superfícies elevadas e agrestes das Serras de Aire e Candeeiros, e o Bairro (a sul), onde se estendem as planícies, as colinas baixas e as encostas. Aqui, encaixa-se a Bacia Hidrográfica do Rio Alviela, a mais importante nascente cársica do país.
Terra de ideais republicanos, a sua história é, acima de tudo, a história dos curtumes, restando poucas dúvidas quanto à importaria decisiva desta indústria para a sua afirmação como centro populacional expressivo a partir do século XVII.

 

publicado por Amigos da Vida Selvagem às 01:24
tags:


mais sobre mim
pesquisar
 
Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12

18
19
20

21
23
24
25
26
27

28


Clt. comentC!rios
Obrigado e igualmente!
Bom dia!parabéns pelo vosso trabalho. Bem-vindos a...
Olá bom dia!As fotografias são para enviar em supo...
Boa noite,Qual são as dimensões das fotos que vamo...
O regulamento é bastante simples, e é o que está e...
Gostava que me enviassem o regulamento do concurso...
Contador
free counters
Relógio